Resolvi compartilhar com vocês esse artigo muito importante sobre os cuidados que nós, homens, devemos ter com os nossos calçados, peça de fundamental importância para a composição de qualquer look.
…
Após alguns meses de uso, todo sapato precisa de uma “maquiagem” para conservar seu aspecto original. Mas com cuidados apropriados é possível conservá-los bonitos por mais tempo.
É possível conservar os calçados mantendo eles como novos por anos, bastando apenas tomar alguns cuidados. Assim como as roupas, os calçados também precisam ser higienizados, lembrando sempre que o couro é um material diferente do tecido e exige produtos próprios para a limpeza e certos cuidados na hora de guardar e de utilizar.
Cuidados especiais devem ser tomados tanto no uso como no descanso de calçados de verniz e sintéticos, pois seus acabamentos são impermeáveis, fazendo com que o suor e a umidade permaneçam dentro do calçado durante todo o tempo de uso. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar. É importante lembrar que o pé não é um órgão estável.
Pela manhã, quando descansado, se encontra no seu tamanho normal e que, pelo caminhar, pelo calor e outros fatores, ele tende a inchar no decorrer do dia. Outro fator a ser observado é o uso a que se destina o calçado.
Saiba como manter seus sapatos sempre impecáveis, a limpeza certa faz toda a diferença.
Calçados de couro:
O couro pode ser polido e pode ser tratado com uma loção ou creme apropriado. Aplique o creme de limpeza, sem se esquecer de limpar antes seus sapatos com uma flanela seca e limpa. Deixe durante alguns minutos, depois faça um polimento com um pano macio. Assim que secar, borrife com protetor adequado, encontrado nas boas lojas do ramo.
Se eles só estiverem empoeirados, limpe com pano seco ou escove levemente com uma escova macia.
Agora se estiverem sujos com barro, remova os torrões de barro com uma faca cega, logo que tirados do pé.
Limpe o restante com uma esponja pouco úmida e em seguida com pano seco, sem esfregar, pois as partículas de terra poderão danificar a superfície do couro.
Em ambos os casos, aplique uma pomada (graxa de sapato), espalhando com uma escova, deixando alguns minutos e depois dando polimento com movimentos rápidos com pano ou escova macia. Existem hoje também aqueles produtos com uma esponja na ponta que fazem a mesmo.
É importante manter a parte interna do calçado bem limpo também, afinal é a parte que fica em contato com nossos pés e devido a fatores como suor, poeira e outros, pode tornar-se um local ideal para bactérias, micoses, coceiras, chulé e descamações.
Alterne o uso de um calçado, permitindo dessa forma que ele respire, aplique pelo menos uma vez a cada semana um pó anti-séptico no sapato, para coibir a proliferação de bactérias.
No caso de sandálias é importante remover antes de guardá-las, aquela massinha que ás vezes forma-se na base da sandália, cuja base é pó e suor dos pés. Passe levemente um pano úmido, e deixe em local ventilado antes de guardar.
Tente não guardar os sapatos nas caixas. O ideal são saquinhos de flanela separando os pares.
Evite guardar os calçados em sacos plásticos.
Se for guardar o calçado de um ano para outro, limpe-o bem e forre-o com folhas de papel jornal, para evitar umidade e mofo.
Para não amassar o traseiro do calçado ao calçar, tente utilizar uma calçadeira.
Não empilhe um sapato sobre o outro.
Limpe-os sempre antes de guardá-los.
Calçados de boa qualidade merecem ficar em formas para não perderem o formato.
Agora se a intenção é lubrificar os sapatos de couro:
Limpe bem os sapatos com uma flanela seca e em seguida aplique óleo de visom uniformemente sobre a superfície. Isso permitirá que o óleo penetre no couro e mantenha os sapatos macios e brilhantes.
Calçados de verniz ou sintético:
As manchas são facilmente removidas apenas com pano úmido.
Para dar maior brilho, aplicar ocasionalmente pomada para calçados, seguindo as indicações de uso do fabricante.
Calçados em camurça ou nobuck:
Borrife os sapatos com um spray a seco de camurça e coloque para secar. Depois de secos, escove os sapatos com uma escova própria para camurça (uma escova de dente limpa pode ser utilizada como substituta). Para manchas persistentes, borrife os sapatos novamente e escove vigorosamente. Depois de secos, borrife com protetor adequado, encontrado nas boas lojas do ramo.
Ou tente esfregar miolo de pão sobre a mancha. Agora se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os sob o vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.
Manchados de óleo e graxa: usar produto de limpeza à base de solventes, com moderação.
Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim.
Impermeabilização.
Um spray protetor é um modo excelente para proteger seus sapatos de água, lama, e manchas diversas. O melhor modo para proteger seus sapatos é esfregar o couro de seus sapatos novos, seguindo as instruções descritas na embalagem do protetor borrifando os sapatos antes de usar, em um movimento regular.
Manutenção.
Recomendo limpar seus sapatos regularmente dependendo de frequência de uso. O método de limpeza depende do material do sapato. Veja acima para os melhores métodos de limpeza.
Além disso, sapatos, particularmente os de couro macio podem ser guarnecidos por protetores de sapato, que são instrumentos reguláveis de madeira que, encaixados no interior do sapato, ajudam a reter a forma e o molde.
Se a graxa acabou, não se desespere. Limpe bem o sapato e depois passe um pouco de cerveja. Isso mesmo! A cerveja vai dar brilho no seu sapato.
Sapatos de lona (Tênis, Mocassins, outros...):
Lave-os primeiramente e coloque-os para secar, então aplique protetores especiais para tecidos nas partes superiores, deixando que sequem bem. Estas partes superiores também podem ser borrifadas com um spray próprio para proteger contra manchas.
Tênis:
O sol pode provocar um clareamento do tênis em função de atacar o corante usado para dar a cor ao tecido ou até mesmo o próprio tecido. O resultado pode ser um tom amarelo, dependendo de qual cor era anteriormente. Se for isso que aconteceu, não tem o que fazer, só tingindo de novo ou estampando. Se a mancha não for de sol pode ser que ainda dê para recuperar, tente esfregar o tênis com água e sabão de coco. Se o tênis for branco, você pode alvejar com alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio).
Faça sempre uso de lavagem manual, não utilize máquinas de lavar.
Não use produtos agressivos na lavagem. Ex.: água sanitária e alvejantes.
Use sempre sabão neutro, pois é o menos agressivo as fibras.
Utilize escova de cerdas macias, evitando agressão a materiais sensíveis.
Enxaguar com água limpa em abundância, para assim evitar deixar resíduos de sabão no tecido, que podem posteriormente amarelar o tecido.
Deixar secar na sombra.
Nunca guardar por longo período em locais fechados.
É muito importante entender que as entressolas usualmente se deterioram antes dos solados. Em outras palavras, não continue a usar um par de tênis apenas porque os solados parecem estar em bom estado. Se a entressola estiver com sua capacidade de amortecimento comprometida, está na hora de tênis novos.
Secagem de calçados úmidos:
Deve ser feita naturalmente na sombra e em ambiente arejado.
Para ajudar na retirada do excesso de água, pode-se estofar os calçados com papel jornal ou papel absorvente.
Nunca colocar o calçado em estufa, no sol, perto do fogo ou atrás da geladeira para acelerar o processo, pois uma secagem violenta pode provocar o endurecimento do couro; quebrar com a flexão ou distorcer o formato. Além disso, as solas podem descolar, fundir, amolecer, encolher ou se deformar.
Efeitos do suor:
O suor provoca o endurecimento do couro, tornando-o quebradiço e encurtando sua vida útil, podendo provocar ainda odores desagradáveis e favorecer o desenvolvimento de fungos.
Os efeitos do suor e da umidade podem ser minimizados através:
• Da escolha do calçado adequado à temperatura da época do ano;
• Do devido descanso dos calçados, pelo uso alternado de dois pares no dia-a-dia (de modo que um par tenha um tempo para a evaporação e a eliminação do suor absorvido);
• Da colocação do par que não está em uso em local de boa ventilação;
• Do uso de palmilhas descartáveis;
• Do uso de meias absorventes;
• No caso de pés muito quentes, em uma maior frequência na troca de meias e lavagem dos pés.
Sapatos com enfeites de metal, madeira, miçanga ou tecido devem ser limpos delicadamente com um pano macio e úmido.
Não aplique substâncias abrasivas (álcool, solvente, detergentes, etc.) nos calçados. Elas prejudicam o acabamento.
Seja qual for o calçado, inclusive os tênis, nunca mergulhe na água ou lave na máquina de lavar. Esse procedimento provoca danos irreversíveis ao produto.
Seque o seu calçado sempre à sombra. Jamais o exponha ao Sol ou coloque em estufas para acelerar a secagem. Isso garantirá a continuidade do conforto e o bom aspecto do produto.
Cada produto é desenvolvido com uma finalidade específica. Procure utilizá-lo de acordo com as suas características. O uso incorreto pode causar o desgaste precoce do seu calçado.
Bem, espero que as dicas lhes sejam úteis.
By Doctorpe.
…
Bem, espero que essas dicas tenham sido tão boas para vocês quanto foram para mim.
R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente nessa Postagem.
Seu comentário é muito importante para a continuidade deste site.
Muito Obrigado.
Volte Sempre.
R.